Instituição
Fundação Biblioteca Nacional
Acervo de documentos musicais
Partituras, partituras manuscritas, discos em vinil, CDs, DVDs, fitas magnéticas (rolo), fitas cassetes. Possui acervo digital.
Áreas principais
Música prática ( popular e erudita) – brasileira e estrangeira.
Principais coleções / destaques
Real Biblioteca – É formada por documentos trazidos para o Rio de Janeiro pela corte portuguesa em 1808. Abrange, dentre outros documentos, livros, partituras, libretos de óperas, livros litúrgicos, missais e tratados.
Thereza Christina Maria – Constituída de obras que pertenceram às imperatrizes D. Leopoldina e D. Thereza Christina. Possui partituras em primeiras edições, além de livros raros e exemplares do periódico Brazil Musical.
Biblioteca Abrahão de Carvalho – Este acervo foi organizado pelo colecionador Abraão de Carvalho (1891-1970) e adquirido por lei do Congresso Federal para a Biblioteca Nacional na década de 1950. Entre as raridades, obras do teórico do século XVI, compositor e filósofo Gioseffo Zarlino (1517-1590); tratados de Jean Philippe Rameau (1683-1764) e de Francisco Ignácio Solano (c.1720-1800); sacerdote Domingos do Rosário (+c. 1778) e primeiras edições de composições de Franz Liszt (1811-1886). Alguns exemplares desta Coleção pertenceram ao editor e pianista Arthur Napoleão (1843-1925).
Normas para consulta de acervo raro
A consulta ao acervo raro é permitida, respeitando as normas de preservação e conservação. As obras já digitalizadas e microfilmadas têm o original preservado, consulta nos suportes de segurança. A consulta a originais raros requer uso de luvas e máscaras.
Forma de reprodução
Cópias digitais, (respeitando a legislação vigente e estado de conservação do documento), Microfilme, respeitando a Lei de Direitos Autorais, vigente.
Histórico
A Divisão de Música e Arquivo Sonoro foi criada pelo decreto 48.108, de 13 de abril de 1950, por iniciativa do então diretor e escritor Eugênio Gomes, a partir de fundos preciosos – notadamente, livros raros e partituras, extraídos da coleção geral da Biblioteca Nacional pela bibliotecária Mercedes Reis Pequeno (que chefiou a Divisão, desde sua abertura em 1952 até 1990, quando se aposentou). Com mais de 250 mil títulos, é o maior centro de documentação musical da América Latina. Sua base principal foi formada pela Coleção Real Biblioteca trazida para o Rio de Janeiro pela corte portuguesa em 1808, com obras da Real Biblioteca, de Lisboa e da Biblioteca do Infantado; Coleção Thereza Christina Maria, doada por D. Pedro II; Coleção que pertenceu a Imperatriz Leopoldina, as primeiras edições de partituras de Mozart e Haydn. Dentre as diversas coleções incorporadas ao acervo, por compra, destaca-se pela sua dimensão e valor intrínseco a Coleção Abrahão de Carvalho, com mais de dezenove mil títulos (entre livros sobre teoria e história da música, manuais de liturgia católica, partituras impressas, manuscritos musicais, programas de concertos, libretos e periódicos musicais). A coleção discográfica inclui a série de clássicos estrangeiros e autores brasileiros.
Catálogos
Base de dados acessível no local, Base de dados acessível na web, Fichários.
Site
Contatos
Rua da Imprensa, 16 – 3º andar 20030-120 Castelo Rio de Janeiro (RJ)
(21) 22201539
dimas@bn.gov.br
Horário de Atendimento
Segunda-feira a Sexta-feira, das 10h as 18h.
Equipe
Elizete Higino – Chefe Divisão de Música e Arquivo Sonoro