Instituição
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Acervo de documentos musicais
Partituras e gravações musicais, formado para atender às necessidades do curso de música da Escola. Acervo físico.
Áreas principais
Música erudita de todos os períodos e épocas.
Nomes das principais coleções / Destaques
Manuscritos: música sacra mineira, Henrique Oswald, Fructuoso Vianna, Fúrio Franceschini, Gilberto Mendes, Lycia de Biase.
Política de uso e acesso
Empréstimo aos usuários da USP (com exceção dos manuscritos e obras raras), consulta local aberta ao público em geral.
Normas para consulta de acervo raro
Em local especial, sob supervisão.
Forma de reprodução do acervo
Cópias no local, de acordo com a legislação de direitos autorais. Digitalização sob consulta.
Histórico
A Biblioteca da ECA foi fundada oficialmente em 1970, já com acervos de partituras e discos, para os quais foi desenvolvida metodologia específica de tratamento da informação. A base de dados de partituras existe desde 1978 e hoje pode ser consultada pela web, no site da Biblioteca, assim como os catálogos de gravações e de filmes. Em 2010 foi publicada a segunda edição, revisada, do Manual de catalogação de partituras da Biblioteca da ECA, que apresenta o sistema desenvolvido pelos profissionais da Biblioteca, disponível para download de forma gratuita.
Os registros das bases de dados de partituras, gravações e vídeos em breve serão incluídos no Banco de Dados Bibliográficos da USP – Dédalus (processo de migração em andamento).
Site
http://www3.eca.usp.br/biblioteca
Catálogos
Bases de dados em www-Isis, acessíveis pelo site da Biblioteca da ECA.
Contatos
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária
05508-020 – São Paulo (SP) – Brasil
(11) 3091.4071/ 4074
ecabiblioteca@usp.br
Site: http://www3.eca.usp.br/biblioteca
Blog: https://bibliotecadaeca.wordpress.com/
Fotos: Flickr
Horário de atendimento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
Equipe
Cecília Moraes Silva – chefe técnica da Biblioteca da ECA
Sarah Lorenzon Ferreira – supervisora da Seção Técnica de Tratamento da Informação
Marina Macambyra – chefe do Serviço de Atendimento e Circulação